Terminal de Integração Ressaca em Contagem começa a ser construído em fevereiro

Construção, prevista para 12 meses, faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)

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Para atender mais uma demanda da população e oferecer mais comodidade e segurança, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), anuncia que as obras de construção do Terminal de Integração Ressaca terão início neste mês. A previsão é que as obras sejam concluídas em até 12 meses.

O terminal faz parte do Corredor Estrutural de Transporte Ressaca que será acessado pela avenida Severino Ballesteros Rodrigues nos dois sentidos de tráfego. Essa obra faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto da prefeitura que prevê melhorias no transporte coletivo municipal e que foi apresentado, no lançamento da licitação de concessão do transporte público, em dezembro.

Os pedestres poderão acessar o terminal por um acesso exclusivo feito pelo Parque Sarandi. Os ônibus oriundos dos bairros e também os ônibus que alimentam os Corredores de Transporte passarão por lá.

Os usuários terão acesso ao terminal a partir do desembarque pelos ônibus de bairro e também pela entrada exclusiva de pedestres. O projeto já foi licitado e o orçamento é de aproximadamente 20 milhões. O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, afirma que o serviço oferecido será de boa qualidade e irá revolucionar o sistema de transporte público da cidade. “Esperamos o fluxo de mais de 600 mil passageiros por mês no terminal e para garantir o bom funcionamento e a eficácia, o projeto foi feito visando a facilidade de locomoção de idosos e portadores de necessidades especiais. A expectativa é que a qualidade do serviço atraia um número maior de usuários”, destaca o presidente.

No projeto, também está previsto a construção de um pequeno estacionamento, inclusive com vaga exclusiva para uso de portadores de necessidades especiais. O terminal também irá disponibilizar ao usuário algumas vagas para estacionamento de bicicletas.

A circulação de pedestres no terminal será em área elevada, isso em relação à pista, com a utilização de traffic calming, para fornecer segurança e não prejudicar a circulação dos veículos.

O acesso ao terminal será totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais, contando com rampas de acesso com inclinação máxima de 8%, além de banheiros acessíveis e sinalização tátil no piso para deficientes visuais (NBR-9050).

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