O sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte passa a ser oficialmente chamado de TREM (Transporte Estadual Metropolitano), em uma alusão ao popular termo mineiro “trem”, usado para designar praticamente tudo. A novidade une o Metrô BH, os ônibus do Move Metropolitano (agora grafados como BRT Metropolitano) e os ônibus metropolitanos tradicionais, conhecidos pelas cores vermelhas. A mudança inclui uma nova identidade visual e melhorias na frota, com mais de 850 novos ônibus previstos até o final de 2025.
Nova pintura e renovação da frota
A entrega do primeiro lote de ônibus com a nova pintura foi realizada nesta quarta-feira (5/12/2024). Com design moderno e cores predominantes em branco, roxo e laranja, os novos veículos seguem o padrão visual do metrô de Belo Horizonte, promovendo maior integração visual entre os modais do sistema TREM. Essa mudança marca o início de uma transição que substituirá os tradicionais ônibus vermelhos por uma identidade padronizada e moderna.
O acordo entre o Governo de Minas Gerais e as concessionárias do transporte prevê a entrega de 850 novos veículos até o final de 2025. O investimento de R$ 382 milhões inclui a aquisição de veículos equipados com motores menos poluentes e mais eficientes, alinhados ao padrão Euro 6, atendendo a critérios de sustentabilidade e eficiência energética.